Lisboa é uma cidade que merece vários dias de atenção. Tem diversos pontos de interesse e características únicas que a tornam um excelente destino de viagem. Ainda assim, mesmo que você só tenha um dia, vale a pena explorar. Conheça um roteiro perfeito para um dia fabuloso na capital portuguesa.

Lisboa é mágica. A capital portuguesa é o local perfeito para viver um dia de sonho, onde poderá conhecer as melhores características do seu património, da sua gastronomia e das suas tradições.

Como é uma cidade com muitos monumentos e atrações, caso pretenda conhecê-la em apenas um dia, será necessário tomar algumas decisões sobre o melhor roteiro e, claro, ter nas mãos um mapa turístico desta magnífica cidade.

Os locais mais interessantes da capital portuguesa podem ser conhecidos num dia, se os ordenar de forma organizada. E, acredite: você não vai querer deixar passar os mais bonitos da cidade.

Uma vantagem adicional é que, sendo uma visitante de um país de língua portuguesa, não terá a dificuldade linguística de outros destinos, o que torna mais simples pedir informações na rua ou seguir as placas que indicam os autocarros e o metro, cuja estação do Campo Pequeno se encontra mesmo à porta do Luzeiros Suites .

Assim, resta apenas saber o que fazer durante um dia na cidade lisboeta. Venha conhecer a nossa sugestão de roteiro.


Uma manhã para visitar Lisboa

Elevador de Santa Justa

Elevador de Santa Justa

Aconselhamos que comece o dia bem cedo. Sendo uma cidade com muita luz, Lisboa convida a acordar para o esplendor das suas ruas e para que faça como os portugueses, começando com um café (bica) da manhã tomado nas pastelarias locais. Recomendamos que comece pelo Luzeiros Caffé, um espaço junto ao Campo Pequeno e bem próximo dos transportes, que abre pelas 7 da manhã e onde pode experimentar um verdadeiro café da manhã lisboeta, com um galão (café com leite) e uma torrada ou pastel de nata, um pequeno-almoço tipicamente alfacinha.

Apanhe o metro e deixe-se levar até à zona do Oriente, também conhecida localmente como Parque das Nações. Aqui, você terá oportunidade de andar no Teleférico e aproveitar para desfrutar de uma vista deslumbrante sobre o Tejo a Ponte Vasco da Gama, que faz a ligação da zona Oriental da cidade à margem sul, onde se encontra o Freeport Lisboa Fashion Outlet (Alcochete). Nesta nova e moderna zona da cidade encontra o Oceanário, o Altice Arena, um pavilhão multiusos, que recebe múltiplos concertos e espectáculos, o Centro Comercial Vasco da Gama e a Gare do Oriente, uma das mais importantes estações ferroviárias e rodoviárias da capital do País, um projecto marcante de arquitetura modernista do conceituado arquitecto e engenheiro Espanhol Santiago Calatrava.
Daqui, recomendamos que apanhe novamente o Metro para a zona da baixa pombalina. Você poderá sair nos Restauradores ou no Rossio para esse efeito. Passeie pela Praça Pedro IV e aproveite as ruas pedonais para descobrir um universo tradicional da cidade. Visite o Elevador de Santa Justa e caminhe novamente até ao rio para conhecer a Praça do Comércio.

Para o almoço, recomendamos que prove os sabores mais típicos de Portugal, na Taberna Portuguesa, localizada bem perto, na Bica. Iguarias como as Migas de Bacalhau ou a Alheira no Pasto mostram bem como é rica a gastronomia portuguesa.


Uma tarde para visitar Lisboa

Mosteiro dos Jerónimos

Mosteiro dos Jerónimos

Apanhando o autocarro 728 para o Restelo, bem perto do restaurante onde almoçou, recomendamos que siga para Belém. Visite alguns dos mais emblemáticos monumentos da cidade, o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos.

Aproveite, mais uma vez, para ver as maravilhosas vistas sobre o rio Tejo ou para passear um pouco no jardim, abrindo o apetite para um lanche na emblemática Antiga Confeitaria de Belém, famosa pelos seus pastéis de Belém, uma das mais aclamadas iguarias da doçaria de Portugal, de sabor único e incomparável, ideal para um momento de repouso antes de regressar ao centro da cidade.

Sugerimos que siga para o Castelo de São Jorge, cujas estruturas mais antigas são datadas do Séc. 1 A.C., é um local histórico incrível, inserido numa das zonas mais tradicionais da cidade. No miradouro não perca as amplas vistas sobre a baixa pombalina, a colina em frente, e um magnífico pôr-do-sol, se a sua visita coincidir com o final do dia.

Daqui o convite é para que escute Lisboa. E, para o fazer com a melhor comida, o ideal é visitar uma casa de fados tão emblemática como a Adega Machado, no Bairro Alto. Poderá jantar comida típica portuguesa enquanto escuta a canção que a UNESCO considerou Património Imaterial da Humanidade, o fado.

Por fim, de coração e estômago mais cheios, recomendamos que regresse ao ponto de começo do seu roteiro, no Luzeiros Suites e que se despeça da cidade com a magnífica visão do Campo Pequeno iluminado.