Mesmo que não esteja a fazer turismo religioso, é impossível ficar indiferente a algumas das igrejas da capital portuguesa. Portugal tem uma longa tradição religiosa e, ao visitar Lisboa, é natural que repare que o mapa da cidade é ponteado por igrejas: estruturas valiosas, tanto ao nível espiritual como histórico e arquitetónico.
Muitas pessoas escolhem visitar a cidade justamente com a intenção de visitar estes espaços emblemáticos, mas, ainda que não seja o caso, no Luzeiros Suites recomendamos sempre que algumas das igrejas lisboetas façam parte de um roteiro de visita à cidade.
Inigualáveis em beleza, estas igrejas permitem o encontro com vários estilos de arquitetura que marcaram a capital portuguesa ao longo dos séculos e contam, de uma forma muito própria, a dinâmica, a tradição e a história da cidade.
Depois de uma noite relaxante na nossa unidade poderá sair em busca das maravilhas perdidas nestas estruturas belíssimas e incontornáveis.
Conheça a nossa seleção das 6 igrejas de Lisboa que, pela sua beleza, são de visita obrigatória.
1. Sé Catedral de Lisboa
A Sé Catedral é um daqueles edifícios que marcam uma cidade. Com a primeira pedra lançada em 1147, poucos anos após o nascimento de Portugal, a igreja seria terminada no século XIII, trazendo um estilo românico e uma magnificência visível ainda nos dias de hoje.
Pela sua beleza, a igreja é palco dos famosos Casamentos de Santo António, o padroeiro da cidade. Se visitar Lisboa durante os Santos Populares talvez tenha a oportunidade de assistir a este evento.
2. Basílica da Estrela
Esta igreja oitocentista foi criada em nome de D. Maria I, fruto de uma promessa feita pela rainha caso gerasse um filho no casamento com o rei D. Pedro.
Além da magnífica beleza do edifício, tanto no exterior como no interior, este é também o local onde pode conhecer o belíssimo túmulo da monarca.
3. Panteão Nacional
O Panteão Nacional trata-se de um edifício belíssimo e com uma arquitetura magnífica que merece uma visita, não só pela sua beleza como também pelo seu valor patrimonial.
Este edifício conta com três salas tumulares onde se encontram, em repouso final, algumas das mais aclamadas personalidades portuguesas, incluindo autores, presidentes e até a mais famosa artista de Fado em Portugal: Amália Rodrigues, que este ano comemoraria 100 anos. Conheça também as casas de Fado a visitar na capital portuguesa.
4. Igreja de Santa Maria de Belém
No Mosteiro dos Jerónimos, caracterizados por um estilo tipicamente português – o estilo manuelino – irá encontrar a Igreja de Santa Maria de Belém.
Além da beleza magnífica, este edifício tem também uma história interessante, sendo o local de repouso de D. Sebastião, do navegador Vasco da Gama e do poeta e herói nacional Luís Vaz de Camões.
A abóbada desta igreja em conjunto com as suas três naves e com os belíssimos vitrais assinados por Abel Manta são algumas das razões pelas quais a visita a esta igreja se torna incontornável.
5. Igreja do Menino de Deus
Em Santa Maria Maior, muito próxima ao emblemático Castelo de São Jorge, pode encontrar esta igreja setecentista.
A imensa estrutura de pedra foi construída em 1711 e sobreviveu ao terramoto que destruiu a baixa de Lisboa, em 1755. Mantendo a sua grandiosidade e beleza, esta igreja permite que se deleite com os pormenores das suas paredes e teto que ostentam belíssimas pinturas.
6. Igreja de São Roque
Misturando o estilo barroco e o estilo maneirista, a Igreja de São Roque foi outro dos edifícios religiosos que conseguiu sobreviver, quase intacto, ao terramoto de Lisboa em 1755.
Esta igreja mantém, desde o século XVII, uma forte ligação à Santa Casa da Misericórdia e apresenta um interior com uma beleza indiscutível, que merece a sua visita.