O dia 18 de Outubro de 2019 ficou marcado pela inauguração da primeira unidade do grupo brasileiro Luzeiros Hotéis em solo português.  Um evento que reuniu no Luzeiros Suites convidados muito especiais.

Do outro lado do oceano, chegaram o Director de Operações e Vendas Grupo Luzeiros, Dagoberto Silva, a colunista Lêda Maria, familiares e amigos nordestinos de José Hugo Machado, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Luzeiros Hotéis, que não quiseram deixar de acompanhar o empresário em mais uma conquista da sua longa carreira.

O Cônsul Geral do Brasil em Portugal, o Secretário do Sr. Embaixador do Brasil, assim como a Srª. Presidente da Junta de Freguesia de Avenidas Novas, foram algumas das individualidades que nos honraram com a sua presença.

Ainda o Arquitecto José Barata Duarte, responsável pelo projecto de reabilitação geral do edifício, o administrador da Tecnorem e os seus colaboradores, que diariamente durante os últimos dois anos executaram, de forma profissional e empenhada, a obra de reabilitação do edifício, a equipa de decoração do espaço, toda a equipa do Luzeiros Suites e da Imobras, que no back office, contribuíram para a realização deste sonho e a tantos outros que não quiseram deixar de estar presentes na inauguração do primeiro investimento do Grupo Luzeiros Hotéis na Europa.

Hall da recepção

Hall da recepção


José Hugo Machado – Presidente do Conselho de Administração do Grupo Luzeiros Hotéis

“Não sou alfacinha de gema, sou nordestino por excelência e não renego a minha pátria, mas sou lisboeta de coração e é com grande alegria que estou presente na inauguração da nossa primeira unidade em Portugal no ramo da Indústria Hoteleira. Estar aqui hoje, no Luzeiros Suites, implementado num magnífico edifício dos anos 60, faz-me recuar ao passado, quando cheguei a Portugal na década de 1960 e me dediquei à recuperação de prédios antigos, contribuindo para o enriquecimento do património imobiliário de Lisboa. Cinco décadas depois, no nosso currículo, temos cerca de 350 edifícios novos e recuperados no mercado de arrendamento residencial e de serviços e, como homem de negócios continuarei, em Portugal e no Brasil, a prestar o meu contributo.”

Pormenor do interior

Pormenor do interior


Mário Miguel – Engº. Coordenador do Grupo Luzeiros Hotéis

“O sonho, do Sr. José Hugo, de criar investimento de modo a criar emprego para os seus compatriotas fez nascer a rede de Hotéis Luzeiros. Primeiro na marginal de Fortaleza, depois em São Luís do Maranhão e, mais tarde, em Recife. Actualmente as unidades do grupo são muitas vezes consideradas as melhores do nordeste brasileiro. A unidade que hoje é inaugurada, resultado da dedicação, profissionalismo e espírito de companheirismo de uma equipa multidisciplinar, que associou conhecimento, experiência e funcionalidade, irá certamente obter o mesmo reconhecimento, na cidade da Lisboa. Quero ainda salientar que toda a obra do nosso grupo só tem sido possível graças ao capital humano, uma cultura organizacional onde se potenciam a criatividade e a participação individual com princípios e valores referenciais. A todos, o meu muito obrigado!”

Pormenores interiores

Pormenores interiores


Valéria Machado – Arquitecta e Administradora do Grupo Luzeiros Hotéis

“O prédio onde nos encontramos hoje é, sem dúvida, o grande protagonista da noite.

Projectado no final dos anos 50 pelo conceituado arquitecto António Gomes Egea, este edifício foi encomendado para habitação, por uma família abastada com negócios no Ultramar.

Os requisitos à época para o projecto foram os de seguir uma arquitectura sóbria, um desenho cuidado e o uso de bons e nobres materiais. Os 7 apartamentos que compunham o edifício, com 600 m2 por cada piso, surpreendiam pela riqueza nos detalhes e nos pormenores decorativos dos seus interiores.

Foram exactamente essas características que fizemos questão de manter. Dar uma vida nova a este edifício, preservando a sua história. O grande desafio lançado ao Arquitecto José Barata Duarte, responsável pelo projecto de reabilitação geral era de respeitando o ADN do edifício e sem desvirtuar os seus aspectos decorativos, dotá-lo e adequá-lo às suas novas funcionalidades de alojamento local.

Conceder uma coerência transversal a todos os pisos, implementar todas as comodidades exigidas à nova função do edifício, manter, recuperar e reabilitar todos os pormenores decorativos que surpreendiam e valorizavam o interior deste histórico imóvel, foram os objectivos traçados e que pelos muitos feedback que temos recebido, estamos certos, de terem sido amplamente atingidos.

Convido-vos a subirem ao primeiro andar, ao passarem no hall da recepção não deixem de apreciar o magnífico envidraçado que permite a entrada de luz natural no espaço, a antiga cabine do elevador, que serviu o prédio durante 57 anos, espreitem o seu interior que remete para o interior de uma caleche. Observem as luminárias de tela nos corredores, os frescos do artista plástico António Basalisa, no 6º piso, e os nichos trabalhados em madeira. Entrem nas suites, apreciem os magníficos pavimentos com embutidos de madeira e as antigas lareiras existentes em algumas delas. Nas casas de banho retenham as amplitudes e vistas, os mármores que revestem as paredes, as divisórias e bases de duche, assim como as banheiras originais, todas elas recuperadas. Por fim, o trabalho em madeira na escadaria interior e de alvenaria no exterior, para mim, verdadeiras esculturas.”

Casa-de-banho

Casa de banho


Dagoberto Silva – Director de Operações e Vendas Grupo Luzeiros Hotéis

“Acompanhei este projecto desde o seu início, há três anos atrás. O resultado final superou em muito as minhas expectativas iniciais. É elegante, preservou e valorizou todos os detalhes, acrescentando-lhe modernidade, indo ao encontro das exigências actuais do mercado hoteleiro. Para nós, brasileiros, é um orgulho enorme que uma rede brasileira, nordestina, tenha tido a proeza de inaugurar um hotel na Europa. Aliás, é a primeira rede brasileira a consegui-lo. Ainda para mais, naquela que é considerada actualmente a capital do turismo, Lisboa. O que nos deixa muito felizes.”

Restauração dos painéis - Quarto Comunicante

Restauro dos painéis – Quarto Comunicante