O mundo da gastronomia está a mudar e a tendência global é para que cada vez mais pessoas adotem uma alimentação vegetariana ou vegan. Mas há também quem simplesmente aprecie esta gastronomia. Fizemos uma seleção de alguns dos melhores restaurantes vegetarianos em Lisboa.

 

Visitar Lisboa, como provavelmente já sabe (ou imagina), é além de tudo o resto também uma experiência gastronómica fabulosa. Portugal tem vindo a consagrar-se como um dos destinos imperdíveis para os amantes do turismo gastronómico e, enquanto aproveitam a estadia no Luzeiros Suites, não é incomum que os hóspedes questionem quais os melhores locais para aproveitarem os sabores regionais.

Evidentemente muita da gastronomia lisboeta acaba, de forma inevitável, por trazer os pratos típicos portugueses, onde os pratos de bacalhau ou o cozido à portuguesa imperam. Para quem adotou um regime alimentar distinto, ancorado na sustentabilidade e na ecologia, torna-se importante conhecer alternativas igualmente apelativas e deliciosas sem proteína animal.

A nossa unidade em Lisboa sabe como é importante aliar os melhores sabores à riqueza patrimonial e natural da capital portuguesa, e não quer que deixe de aproveitar a gastronomia portuguesa apenas por seguir um regime alimentar distinto. Deste modo, a pensar em si, elegemos os sete melhores restaurantes vegetarianos em Lisboa. Conheça-os:


1. Arkhe

Arkhe © Manuel Manso

Arkhe © Manuel Manso

Arkhe é um restaurante vegetariano de autor que alia o melhor do património gastronómico português aos sabores verdes.

As suas arcadas intactas criam um ambiente perfeito para um espaço verde, repleto de plantas naturais e glamour. Este espaço é inovador e traz pratos sazonais inspirados nas estações do ano. Tal permite, por isso, que tenha uma experiência totalmente diferente consoante a época na qual visita o restaurante. A existência de um menu de degustação torna a experiência ainda mais interessante.


2. The Green Affair

The Green Affair

The Green Affair

Recusando qualquer produto de origem animal, este restaurante é um espaço onde consegue ter a garantia de consumir apenas refeições 100% vegan.

Além dos sabores ricos que coloca na mesa e onde encontrará vários pratos com sabores internacionais, este restaurante destaca-se ainda pela forma como apresenta os pratos – com requinte e um empratamento cuidado. É também um espaço interessante para provar cervejas artesanais, vinhos portugueses e cocktails de assinatura.


3. Kitchen Dates

Kitchen Dates

Kitchen Dates

Totalmente vegetal, totalmente biológico e o primeiro restaurante português sem caixote do lixo: é assim que se define esta opção de restaurante vegetariano em Lisboa.

Os pratos confecionados são preparados na hora e com ingredientes de produtores locais, trazendo uma escolha verde e saborosa até à mesa dos amantes da gastronomia vegetariana.

Muitas vezes estão também disponíveis neste espaço brunchs deliciosos ou mesmo workshops, sendo que os mesmos carecem de reserva.


4. Veganapati

Veganapati

Veganapati

Os nomes Ganapati (Deus indiano do Intelecto) e Vegan (ideologia alimentar totalmente vegetal) dão origem ao nome de um dos melhores restaurantes vegetarianos de Lisboa: o Veganapati.

A inspiração indiana reflete-se no menu, onde pode provar sabores ricos e intensos que surgem sob os mais diversos formatos e sempre a pensar no prazer gustativo de vegans e vegetarianos.


5. Vegan Junkies

Vegan Junkies © Manuel Manso

Vegan Junkies © Manuel Manso

Os amantes do fast-food que removeram a proteína animal da sua alimentação ficarão verdadeiramente satisfeitos numa visita ao restaurante Vegan Junkies.

A ideologia deste restaurante é apresentar apenas legumes na criação de pratos deliciosos. Assim poderá encontrar sabores como “asinhas” feitas de couve-flor e hambúrgueres vegetais repletos de sabor.


6. O Botanista

O Botanista © Duarte Drago

O Botanista © Duarte Drago

O Botanista é mais do que um restaurante vegetariano: trata-se de um projeto que abraça a ideologia vegan num espaço sustentável e repleto de plantas situado num verdejante espaço térreo. Aqui poderá escolher alternativas para o pequeno-almoço, almoço, ou lanche vegan perfeito enquanto desfruta de um passeio por Lisboa.


7. Legumi

Legumi

Legumi

Situado na Calçada do Monte, o restaurante Legumi é um espaço que serve uma apreciada iguaria da cidade: sushi vegan.

Para garantir que os visitantes da cidade podem experimentar o seu prato japonês favorito sem as usuais proteínas animais, como o atum ou o salmão, este restaurante garantiu a criação de um espaço rico em menus combinados e pratos makis preparados exclusivamente com alternativas vegetais.