É impossível visitar Lisboa sem reparar nos seus famosos azulejos pintados à mão. Este elemento decorativo ajuda a colorir a cidade, criando fachadas icónicas e fazendo parte do património monumental da capital portuguesa. Descubra os locais de visita obrigatória para apreciar os azulejos lisboetas.
Existem vários motivos para visitar a capital portuguesa. A cidade tem uma localização fantástica, vistas magníficas, uma história relevante e um vasto património, a que se somam ainda as estruturas de lazer e bem-estar, ideais para uma estadia em pleno.
Quando se visita Lisboa é natural que a variada oferta de possíveis programas o deixe um pouco indeciso quanto ao melhor roteiro. No Luzeiros Suites uma das atividades que recomendamos é uma visita aos locais com azulejos da cidade.
Os azulejos lisboetas são um ícone tradicional português, que ajuda a colorir o interior, e exterior, de muitos edifícios e monumentos da cidade. Com tonalidades mais, ou menos, vibrantes, estes trazem consigo uma história inegavelmente interessante, que merece toda a atenção dos visitantes. Saiba tudo sobre os azulejos de Lisboa e onde pode visitá-los.
O que saber sobre os azulejos lisboetas?
Portugal tem uma longa história de importação de azulejos. Desde o século XV que este material é importado de Sevilha. O uso dos azulejos relaciona-se muito com o Terramoto de 1755. Este evento destruiu toda a baixa da cidade e o uso do azulejo tornou-se mais frequente na altura. Consequentemente iniciou-se a produção portuguesa de azulejos, surgindo um novo estilo muito marcado pelo uso de cenários históricos portugueses nos padrões que, aos poucos, se afastaram dos anteriores azulejos hispano-mouriscos.
Esta forma de ornamentação de fachadas conferiu uma identidade visual própria às ruas lisboetas com uma tendência gráfica e artística única no mundo.
Apesar do que se possa pensar o azulejo é ainda uma tradição. Vários artistas da modernidade orientam o seu talento para a criação de azulejos do século XXI.
Onde pode ver os azulejos de Lisboa
Se sentir o apelo para conhecer esta arte, saiba que na cidade de Lisboa existem vários locais de passagem obrigatória para os visitar. Destacamos alguns deles:
1. Museu Nacional do Azulejo
No Beato encontrará este museu incontornável que fica no interior do Convento de Madre Deus. É o melhor local para conhecer a história do azulejo e ver ornamentos deste tipo datados do século XV.
2. Casa no Campo de Santa Clara
É um edifício na via pública, próximo do Panteão Nacional, mas que merece uma visita. O romantismo chega-nos através de azulejos de tonalidade azul, branca e amarela e com ele somos transportados até ao século XIX.
3. Palácio da Quinta de São Sebastião
No Lumiar, este palacete traz consigo os icónicos traços dos azulejos lisboetas, numa propriedade privada antiga e luxuosa cuja fachada chama a atenção de quem passa.
4. Palácio Nacional de Queluz
No Palácio Nacional de Queluz nasce o traço oitocentista de azulejos que retratam acontecimentos da mitologia, um pouco da internacionalidade portuguesa e também dos ciclos da Terra. Um local que os amantes dos azulejos lisboetas não podem perder!
5. Mosteiro de São Vicente de Fora
O painel de azulejos deste mosteiro é bem conhecido pela forma como conta a conquista da própria cidade, por D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal. Além deste mural, outros azulejos de estilo barroco estarão também à sua espera se quiser apreciar exemplares belíssimos.